Daily stories

A vida de um agente multifacetado

Pandas

Um jardim zoológico com alojamento para pandas gigantes gasta, anualmente, cerca de 2,1 milhões de euros, sendo que 800 mil são enviados para a china, para protecção dos pandas e do habitat que ainda exite. Estes fundos são usados pelos chineses para recuperar as florestas de bambu, para sensibilizar as populações que moram em zona protegida.

Os pandas gigantes, dado serem uma espécie ameaçada de extinção não podem ser vendidos ou transaccionados de outra forma por razões estritamente comerciais e a Lei sobre Espécies Ameaçadas de Extinção do Departamento de Pesca e Vida Selvagem dos EUA diz ainda que se for emitida uma licença para autorizar um zoológico a importar um exemplar de espécie ameaçada, a importação deve conduzir a uma melhoria da sobrevivência da espécie.

Os pandas atraem uma multidão nos zoológicos, sendo mesmo, provavelmente o animal mais visitado e acarinhado. Mesmo assim, as pessoas, durante muitos anos não havia preocupação com estes, sendo que hoje isso inverteu-se. Não há outro animal por quem se dispenda tanto dinheiro. A razão é por estes serem indefesos e… Fofos. Toda a gente gosta de pandas!

Mudando de tema, mas mantendo a seriedade.

Mais uma vez o Homem volta a entrar em guerra. Aidna há bem pouco tempo tivemos a guerra no Iraque (que ainda nos trás, quase diariamente, sequelas, quer em forma de atentados, quer em forma de escândalos militares), agora temos o conflito Israelo-Libanês (na realidade deveria ser Israelo-Hezbollahês, visto o exército libanês se manter fora do confronto) que continua a massacrar o médio-oriente. Os israelitas atacam com toda a sua força aérea e meio terrestres e navais o Hezballah, que, por sua vez, responde a Israel com rockets às dezenas. No meio de tudo, ficam os inocentes que morrem, também, às dezenas. Há dias um ataque israelita feriu e matou dezenas de pessoas, na resposta o Hezballah enviou perto de duzentos rockets Katyusha.

Os incêndios estão de novo a fustigar as florestas portuguesas.

Há pouco, na televisão, estava uma senhora da Protecção Civil de Paredes a dizer que os proprietários não limpam as matas. A ser verdade, o que é muito plausível, essses senhores deveriam ser punidos. Não limpam as matas, estas ardem e depois viram-se para o governo porque perderam tudo? Nessa altura o governo deveria, simplesmente, processá-los por não terem feito o seu dever cívico, caso essa situação tivesse sido provada.

1 Comment so far

  1. August 12th, 2006

    | 9:43 am

    Pois é Hugo! O problema do nosso governo (entre muitos outros) é que não averigua nada!
    Enfim é a porcaria de país que temos!
    Temos de fazer um esforço para sermos nós próprios a melhorá-lo num Futuro próximo!

    Fica bem e vai passando no Binarium!

    Patricia