Daily stories

A vida de um agente multifacetado

É Natal, é Natal

Antes de vos deprimir, uma mensagem de Natal:

Que a felicidade e a harmonia se conjuguem para fazer deste Natal uma época cheia de paz, amor e saúde. Feliz Natal!

Natal. Época de paz e amor, alegria e altruísmo, compaixão.

É este o Natal que se deseja, mas será que é este que se faz por se ter?

Vejo as ruas repletas de pedintes, portugueses, estrangeiros, adultos, idosos, crianças. Vejo uma mulher, com um carro de bebé, a pedir. É um pouco paradoxal ver-se uma pessoa pedir dinheiro, mas mostrar, de forma consistente, vários dente de ouro. Por um lado podem ser as suas poupanças, por outro, porque não o usa? Não vai calar a fome mas vai ajudar a aliviá-la.

Nesta época vê-se a corrida às lojas, sendo que nos últimos dias esta torna-se ainda mais desenfreada. “Ataca-se” as lojas de brinquedos, as confeitarias/pastelarias, lojas de roupa, até as famosas lojas dos 300 (ou “euriméio” como já ouvi dizer!). Qualquer superfície comercial que ainda tiver algum stock para se poder comprar aquela prenda ou o bolo-rei (ou outra especialidade) que falta está repleta de clientes.

As ruas estão cheias de povo a serpentear pelos passeios, a atravessar fora das passadeiras, pode-se ver, claramente, uma mancha de vapor. É o ar quente expirado por esta mole humana neste dia frio. É Natal, o frio é normal, mas este sol que brilha lá no alto e se esforça por aquecer as pessoas está a sentir-se mal, pois a sua missão não está a ser cumprida.

Os enfeites de Natal rodeiam as ruas, alguns estão ligados, outros não. As músicas da época podem ser ouvidas por toda a cidade através do sistema de som instalado junto com os enfeites.

A ceia, os bolos, os doces… Tudo começa a ser preparado para celebrar o nascimento de Cristo. Mas…

Quem é este Cristo, cujo nascimento se celebra? Porque o celebramos neste dia? Quem me garante a sua existência? Um pedaço de papel escrito? A sua história será verídica? Porque será que Deus, todo poderoso, esperou tanto tempo para enviar o Seu filho à Terra? Será que foi na altura que os homens mais precisavam dele? Porque subiu aos céus, exilando-se para sempre? Será que voltará?

“É preciso ter fé”, dirão muitos. Eu cá penso que é apenas mais uma invenção. O Homem precisa de acreditar em algo para explicar aquilo que a ciência não consegue. A Igreja Católica Apostólica Romana é provavelmente a instituição mais rica do mundo, tendo ligações em todo o lado. Esta Igreja, que tanto apregoa a bondade, o altruísmo, a não-violência foi a principal causadora de centenas de milhar ou mesmo milhões de mortos por este mundo fora, em apenas cerca de 2000 anos. Expulsou os “mouros” da Europa invocando uma guerra santa, ignorou os maus tratos infligidos nos “negros” em África (que, de resto, trouxe a escravatura) e ainda permitiu a chacina de índios na América. É certo que houve um homem que, com toda a coragem e humildade, pediu perdão pelos erros da sua igreja, mas terá bastado? Foram perto de 2000 anos de atrocidades…
Afinal estamos a celebrar o quê?

Já agora, deixo um vídeo com a presença de Jesus:

http://www.youtube.com/watch?v=7iF7lV1FjTE

1 Comment so far

  1. fifi
    December 25th, 2006

    | 5:34 pm

    ola!

    mas porque é q só no natal é q se lembram das criancinhas, dos velhinhos, dos mais desfavorecidos? porquê? PORQUÊ??
    n era mt melhor recordar a familia ao longo do ano?

    sim, é uma quadra engraçada n deixa ter a sua piada, mas porque é q isto acontece????

    (um simples desabafo) beijo

    boa continuação